Zimbros

Texto do Jornal do Santa de Fev/2004:

É raro, mas ainda é possível encontrar no Litoral de Santa Catarina a planta que dá nome à Baía de Zimbros, um dos lugares mais tranqüilos e belos do município de Bombinhas. Há 50 anos, flores de zimbros ainda ornavam a costa do Estado, planta trazida por europeus há séculos. Quem esclarece a origem do nome é o pescador Soeli Santos, 66 anos, que nasceu na Praia de Zimbros e tem, no quintal de sua casa, seis mudas da planta que atinge o auge de sua beleza em fevereiro, quando cachos carregados de flores brancas e perfumadas pendem de seus galhos.

Hoje o aroma que caracteriza a Baía de Zimbros é o do mar e da Mata Atlântica, que cobre os morros em torno da baía. Águas calmas e pouco suscetíveis às correntes marinhas banham as Praias do Canto Grande, Morrinhos e Zimbros, mais procuradas por famílias, praticantes de jet ski, esqui aquático e natação. Quem gosta de caminhadas pode se aventurar pela Costeira de Zimbros, no canto direito, chegando em praias desertas.

Na região que vai da Praia de Zimbros, até o município de Tijucas, há mais de 20 cachoeiras. Suas águas doces juntamente com a dos rios Santa Luzia, Inferninho, Tijucas, desembocam na baía gerando um ambiente propício para a criação de ostras e moluscos. Mas a pesca já teve dias melhores em Zimbros. Seu Soeli lembra da época em que as redes chegavam a estourar carregadas de sardinhas, pescadas e camarões sete barbas.

« Voltar

Zimbros

A Praia de Zimbros fica a 56 quilômetros de Florianópolis,
para quem entrar à direita no Posto BR, antes do Centro de Porto Belo.
A estrada não está em boas condições,
mas o acesso também pode ser feito por Bombinhas.

Rua Rio Gurupi - Praia do Cantinho - Enseada de Zimbros - Bombinhas/SC - Telefones: (47) 3393-3726, 3087-8376, 9982-0358, 9982-2687
Desenvolvimento iForma