Zimbros

A Enseada de Zimbros é um lugar onde todos deveriam passar pelo menos uma vez na vida. Parte integrante do município de Bombinhas/SC, suas areias monazíticas são brancas, e suas águas, calmas e cristalinas, ideais para banho de mar. Zimbros está situada em uma localidade que mantém viva suas raízes sem deixar de olhar para o futuro. Na enseada, você encontra desde pescadores artesanais a produtores de Marisco de Cultivo. A boa infra-estrutura presente no município permite que você disponha de grande variedade de lojas, bares e restaurantes.

Zimbros

É raro, mas ainda é possível encontrar no Litoral de Santa Catarina a planta que dá nome à Baía de Zimbros, um dos lugares mais tranqüilos e belos do município de Bombinhas. Há 50 anos, flores de zimbros ainda ornavam a costa do Estado, planta trazida por europeus há séculos. Quem esclarece a origem do nome é o pescador Soeli Santos, 66 anos, que nasceu na Praia de Zimbros e tem, no quintal de sua casa, seis mudas da planta que atinge o auge de sua beleza em fevereiro, quando cachos carregados de flores brancas e perfumadas pendem de seus galhos.


Hoje o aroma que caracteriza a Baía de Zimbros é o do mar e da Mata Atlântica, que cobre os morros em torno da baía. Águas calmas e pouco suscetíveis às correntes marinhas banham as Praias do Canto Grande, Morrinhos e Zimbros, mais procuradas por famílias, praticantes de jet ski, esqui aquático e natação. Quem gosta de caminhadas pode se aventurar pela Costeira de Zimbros, no canto direito, chegando em praias desertas.


Na região que vai da Praia de Zimbros, até o município de Tijucas, há mais de 20 cachoeiras. Suas águas doces juntamente com a dos rios Santa Luzia, Inferninho, Tijucas, desembocam na baía gerando um ambiente propício para a criação de ostras e moluscos. Mas a pesca já teve dias melhores em Zimbros. Seu Soeli lembra da época em que as redes chegavam a estourar carregadas de sardinhas, pescadas e camarões sete barbas.


Texto do Jornal do Santa de Fev/2004

Dicas de Passeios

Trilhas Ecológicas

A costeira de Zimbros, composta pelas praias: Cardoso, Lagoa, Royal, Triste e Vermelha, possui uma trilha com 8Km lineares pela costeira ideal para passeios a pé (trekking). Conheça um dos maciços remanecentes de mata atlântica de Santa Catarina, fazendo parte do cinturão ecológico do litoral.

Praias Virgens

Praia do Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha, localizadas a partir da extremidade direita da praia de Zimbros, seu acesso só é feito através de barcos ou a pé (trekking), mas vale a pena curtir a exuberante fauna e flora da mata atlântica. Durante a caminhada, não se esqueça de conhecer a cachoeira da Praia Triste e rolar nas areias da praia que dizem ser medicinais.
Dica: Procure um nativo para fazer o passeio com você ou seu grupo, assim, além das estórias interessantes vocês não perderão nenhum detalhe. Mas não esqueça, traga o lixo de volta!

Maricultura

Bombinhas é um dos maiores produtores de mariscos (mexilhões) de cultivo do Brasil, é impressionante a estrutura utilizada para cultivar este molusco. Abrange os bairros de Zimbros e canto Grande, onde está localizado o maior cultivo. Dica: Procure um pescador no local e não esqueça de comprar alguns quilos de mexilhões fresquinhos para fazer aquela festa.

Esportes Aquáticos

A baía é propícia para stand up paddle, caiaque, vela, windsurf, pesca, esqui, jetski, etc.

Reserva do Arvoredo

Criada pelo Decreto Federal nº 99.142 de 12/03/90 distante apenas 7 Km do Município de Bombinhas. Engloba as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, o Calhau de São Pedro e toda a faixa que as circundam. É um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, além der ser criadouro natural de várias espécies de aves migratórias. Suas águas proporcionam uma das melhores áreas de mergulho do país.
Dica: Procure uma das operadoras de mergulho instaladas no município, elas oferecem vários passeios à reserva, além de cursos de mergulho, batismo submarino e equipamentos. É só fazer sua reserva. Mas lembre-se não é permitido a caça submarina!

Morro do Macaco

Localizado na praia de Canto Grande, o Morro do Macaco tem aproximadamente 250 metros de altitude, proporcionando em seu cume uma visão de 360º de toda a península de Bombinhas e de todas as ilhas que compõem a reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Dica: O especial é curtir o pôr-do-sol a dois.

Restaurantes

Algumas sugestões:
» Berro D´água
Rua Juquiá, s/nº - Zimbros
» Bombordo
Rua Tié-Sangue, 62 - Bombas Centro - (47) 3369-1559
» Francielle
Rua Rio Amazonas, 135 - Zimbros

Escolas de Mergulho

» Bandeirantes do Mar
Av. Ver. Manoel José dos Santos, 1396, Centro
(47) 3369-2003
» Hidrosfera Escola de Mergulho
Av. Ver. Manoel José dos Santos, 95, Centro
(47) 3369-2545
» Patadacobra Mergulho e Turismo
Av. Ver. Manoel José dos Santos, 205, Centro
(47) 3369-2257 e 3369-2041
» Submarine Escola de Mergulho
Av. Ver. Manoel José dos Santos, s/nº, Bombinhas
(47) 3369-2353
» Suboceânica Escola de Mergulho
Av. Ver. Manoel José dos Santos, 386, Bombinhas

Instituto Boimamão

Localizado no bairro de Sertãozinho, distante apenas 3 Km do centro, o Instituto Boimamão vem resgatando a cultura açoriana, preservando a memória para manter a identidade local. O instituto funciona em um "Engenho de Farinha" centenário, com espaço apropriado para alguns eventos, restaurante típico, o museu do engenho e uma escolinha de artesanato. É um centro histórico-cultural que tem como meta maior, torna-se junto com a comunidade, um centro de referência turístico-cultural e ecológico.
Dica: Visite o local, esqueça o presente, deixe-se envolver pelo ambiente e ouça atentamente as antigas estórias, não esquecendo de provar a "conscratada".